Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

Santuranticuy festividades de Cusco e Peru

Sancturanticuy em Cusco 25 de dezembro

Localização
Ocorre na histórica Plaza de Armas de Cusco, o coração da sagrada capital do chamado Tawantinsuyo (o império dos quatro cantos do mundo em tradução livre do idioma Quéchua), centro político, religioso e cultural da civilização Inca.

Data da Festividade.
O Santuranticuy é realizado todos os anos na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro.

Descrição
Como uma das representações mais autênticas e singulares da cultura andina, a feira natalina de Santuranticuy realizada todos os anos na véspera de Natal na praça principal da cidade de Cusco expõe o trabalho de artesãos de toda a região. O Santuranticuy (venda de santos ou imagens na tradução livre) oferece uma enorme gama de produtos em madeira, pedra, couro e prata, esculturas e pinturas relacionadas à data em questão, além dos famosos Menino Jesus (ou Niño Manuelito), objeto este que assume uma posição central no evento.

História
A origem do Santuranticuy é de data incerta, porém não é uma festa que se origina na época Inca, mas sim na colônia. Alguns documentos ou crônicas do século XVII fazem referencia ao costume espanhol e às práticas utilizadas pelos europeus na evangelização e catecismo onde introduzem as ideias sobre o Natal e sobre o Menino Jesus. Desde então o sincretismo marca este importante evento cusquenho, que ainda mantém uma série de costumes e tradições andinas autênticas. Um espetáculo imperdível.

Festividade de Senhor dos Tremores

 

Localização
A festa do Senhor dos Tremores é celebrada na cidade de Cusco.

 

Data
Esta festividade ocorre anualmente entre a segunda quinzena de março e primeira quinzena de abril.

 

Descrição
A festa cristã mais importante da cidade de Cusco Machu Picchu, o dia do padroeiro da cidade, o Senhor dos Tremores ou Senhor dos Terremotos, o “Taytacha Temblores” como é chamado pelos cusquenhos reúne uma verdadeira multidão na Plaza de Armas e proximidades. Uma vez ao ano a imagem sai da catedral para percorrer as principais ruas do centro histórico, fazendo paradas nos diversos altares montados durante o trajeto. Participam representantes de todas as instituições da cidade e autoridades. A procissão culmina com a bênção do Cristo Negro a todos os fiéis. Ao contrário do que se pensa, a escultura adquiriu uma tonalidade escura devido à exposição por séculos à fumaça das velas que queimaram noite e dia bem próximas à imagem.

 

História
A imagem do Senhor dos Tremores é uma escultura de grandes proporções do Cristo da Boa Morte, um Jesus crucificado e teria sido um presente do Rei Carlos V da Espanha ao povo cusquenho. Existem outras versões, porém não são confirmadas. Esta imagem sempre ocupou uma pequena capela lateral na catedral de Cusco, sem muito protagonismo, até que durante o grande terremoto do ano de 1650 que destruiu praticamente toda a cidade a imagem foi retirada da igreja que estava desmoronando e, segundo contam os moradores, ao levá-la ao centro da Plaza de Armas o terremoto se deteve. Desde este episódio a imagem é considerada milagrosa e acredita-se que protege a cidade dos terremotos.

Veja as nossas informações de >Machu Picchu Curiosidades

Blog

FaceBook

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura