Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

Choquequirao

  • choquequirao belíssima
  • choquequirao 2

A cidadela de Choquequirao.

Choquequirao, substantivo composto por duas palavras, que podemos traduzir do quéchua “chuqi” como “ouro” e “k'iraw” como “berço”, assim seu significado seria “berço de ouro”. A antiga cidadela de Choquequirao, na região de Cusco, contém os vestígios dos ancestrais Incas e sua cultura. Sua localização mais exata é na província de La Convención no Vale de Vilcabamba, a uma altura de 3300 metros de altitude e 1500 metros sobre as margens do rio Apurímac. Segundo as crônicas, serviu como o último refúgio para os Incas, no ano de 1536. Suas ruínas são tão majestosas a ponto de serem comparadas com as de Machu Picchu. De tanto que essa comparação foi feita, hoje a cidade é conhecida como “a cidade irmã de Machu Picchu” por suas semelhanças, tanto na arquitetura quanto na paisagem que a rodeia. A paisagem é espetacular, estando rodeado por majestosos nevados, como o Salkantay que é o principal deles.

Essa cidade é um exemplo inspirador de um centro cerimonial da elite Inca, dedicada à adoração dos deuses da montanha, do rio e dos elementos da natureza. Suas construções constituem de terraços e edifícios distribuídos em diferentes níveis. O ambiente de Choquequirao é um dos mais ricos em biodiversidade. Todas estas espécies se condicionaram apesar das variações de temperatura, com o sol forte durante todo o dia e inclementes geadas durante a noite. A fauna do lugar está composta principalmente por condores, tarucas, raposas, gambás, pumas, beija-flores, ursos e o galo da rocha, ave nacional do Peru.

Em sua flora temos como principais as samambaias gigantes e uma grande variedade de orquídeas, com o grupo chamado “wakanki” tendo o maior destaque.
Despertou o interesse do governo do Peru em dias mais recentes quando começou a ser escavada por ajudar a restaurar e reviver mais o complexo como um todo. A intenção dos projetos para esse sítio arqueológico é de convertê-lo em uma opção mais acessível para os turistas que possuem o desejo de aprender mais sobre a cultura inca através dessa cidade.

Para alcançar a cidade os turistas passarão por uma belíssima experiência envolvendo uma jornada de quatro dias, totalizando uma distância de 60 quilômetros. Terão como cenário desse trekking um dos cânions mais profundo do mundo, formado pelo famoso rio Apurímac. Essa jornada também contará com as paisagens de lindos nevados e de aterrorizantes precipícios. Tudo isso será controlado e cuidado por guias profissionais, é claro. Essa rota é a mais recomendada. Além de bela, pode-se contratar como opcional, um carregador com mulas para que leve seu equipamento, já que por este caminho as mulas podem transitar sem dificuldade.

Recomendações e dicas para Salkantay osos e por isso é recomendado levar bloqueador solar, boné ou chapéu, óculos de sol e água. Para a noite, sempre é bom levar um casaco com capuz para proteger-se da chuva e do frio.

Teleférico de Choquequirao

O Teleférico de Choquequirao unirá este centro arqueológico com o centro povoado de Kiuñalla, no distrito de Huanipaca, província de Abancay, região Apurímac e cruzará o rio Apurímac a 1400 metros sobre a água, com uma distância total de 5.1 quilômetros que serão recorridos em aproximadamente 15 minutos. Beneficiará a atividade turística. A necessidade de construir uma ponte aérea para o transporte de turistas estrangeiros a zona, resgatou o projeto do aeroporto regional de Abancay sendo que o governo regional de Apurímac começou a fazer os primeiros movimentos de terra e os estudos definitivos se encontram em processo.

Os projetos do aeroporto regional e o teleférico buscam criar uma segunda rota de acesso a cidadela de Machu Picchu, uma rota ecológica vivencial, distinta ao circuito comercial tradicional do Vale Sagrado, que atravessará as reservas naturais de Ampay, Choquequirao e Machu Picchu, além de promover os circuitos turísticos das ruínas incas assim como os banhos termais e o cânion do rio Apurímac. Se a ideia de estar pessoalmente em Choquequirao te agrada, temos novos pacotes de viagem, para que possa conhecer esse lindo lugar. Comunique-se conosco.

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura