Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

Dicas e recomendações do que levar para a Trilha Inca e Salkantay

Dicas e recomendações do que levar para a Trilha Inca e Salkantay

 

Como fazer a Trilha Inca e a Trilha Salkantay para Machu Picchu?

A Trilha Inca e a Trilha Salkantay são as mais famosas do Peru, justamente porque levam à cidadela Inca de Machu Picchu, patrimônio da humanidade. Na Trilha Inca existem duas opções: a trilha Clássica de 4 dias, que parte do quilômetro 82 da via férrea que liga Cusco à Águas Calientes e a trilha Curta, que parte do quilômetro 104 da mesma ferrovia. A trilha é a mesma, a diferença é que na curta você começa a caminhar já no último trecho. Já a Trilha Salkantay é um pouco mais longa e te dá a oportunidade de contemplar outras paisagens. Esta trilha se completa em 5 dias de caminhada.

Há muitos anos estas trilhas foram regulamentadas pelo governo peruano e já não é possível percorrê-las de forma independente. Você precisará contratar uma agência autorizada para fazer este passeio, obrigatoriamente. Existe também um limite máximo de pessoas que podem ingressar por dia nestas trilhas, daí a importância de que você faça sua reserva com bastante antecedência. Se deixar para última hora correrá o risco de ficar sem ingresso. Recomendamos como mínimo uns seis meses de antecipação.

Qual é o custo da Trilha Inca e da Trilha Salkantay?

Os valores dos passeios podem variar de acordo a uma série de fatores, principalmente pela época do ano escolhida para sua viagem. As temporadas alta e baixa no Peru são determinadas pelas épocas ou estações do ano. Basicamente aqui temos a estação seca, que vai de maio a novembro e a chuvosa, de dezembro a abril. A estação chuvosa é considerada baixa temporada e a seca alta temporada. Se você escolher a temporada baixa os preços são mais em conta, porém não se esqueça da questão climática. Além disso, fazer as trilhas na época chuvosa requer mais atenção, já que muitos trechos apresentam calçamento de pedra, original da época Inca, que pode se tornar escorregadio uma vez molhado.

Quando é recomendável fazer a Trilha Inca e a Trilha Salkantay?

A melhor época para fazer as trilhas é no inverno, nos meses de junho e julho. Neste período faz mais frio, mas a possibilidade de chuvas é quase nula. De uma forma geral, de maio a novembro é um bom período. Estes meses são considerados alta temporada turística no Peru, por isso você deverá fazer sua reserva com meses de antecipação. Uma informação importante: a Trilha Inca é fechada anualmente durante o mês de fevereiro para manutenção. Neste mês a única forma de se chegar a Machu Picchu é de trem. A Trilha Salkantay não fecha, está disponível durante o ano todo.

O que preciso levar para a Trilha Inca ou a Trilha Salkantay?

As vantagens de se fazer as trilhas com uma agência especializada são muitas, por exemplo, você não terá que se preocupar com a alimentação nem com os equipamentos de camping. Toda a comida é levada pelos carregadores, além das barracas e colchões infláveis. Eles também são os responsáveis por montar e desmontar os acampamentos. As refeições são preparadas e servidas por profissionais especializados, que acompanham o grupo durante a trilha. Desta forma você deverá levar somente seus objetos de uso pessoal. Além disso, se desejar, poderá contratar um carregador extra, por uma taxa adicional, para que te ajude a levar suas coisas.

Utilize uma mochila cargueira de 40 a 50 litros (esqueça das de 75 ou 90, seria muita coisa). Dê preferência aos calçados de trekking de cano alto (para evitar torções no tornozelo) resistentes e confortáveis, com solado antiderrapante para terra e rocha, com boa performance em terrenos secos e também em molhados. Não improvise, utilize equipamentos de qualidade, por mais que sejam um pouco caros. Bons equipamentos podem fazer a diferença em trilhas deste tipo. Acima de tudo você deve sentir-se confortável, seguro e protegido.

Use roupas especificas de trekking, leves, resistentes e de secagem rápida. Não se esqueça de um poncho para chuva, luvas, gorro, boné ou chapéu. Bons óculos escuros, de preferência específicos para altitude, montanha ou escalada são imprescindíveis. Uma boa jaqueta impermeável é fundamental, pois as noites são frias em todas as épocas do ano. Se pretende vir no inverno adicione roupas para utilizar por baixo das de trekking, do tipo “segunda pele”, pois são térmicas, leves e não muito grossas. Traga pares de meias suficientes para trocá-los pelo menos uma vez por dia durante a trilha.

Monte seu kit de higiene pessoal, tudo em pequenas quantidades e não se esqueça de lenços humedecidos e nem de papel higiênico. Na trilha Inca por exemplo você só poderá tomar banho no final do terceiro dia de caminhada, desta forma não há porque se preocupar em carregar tantas trocas de roupa. Traga uma toalha e não se esqueça de sandálias ou chinelos, pois os chuveiros são compartilhados. Monte também um pequeno kit com os medicamentos que está acostumado a tomar e inclua um bom protetor solar de alto fator, protetor labial e repelente contra insetos. A agência conta com um kit de primeiros socorros com o essencial, incluindo cilindro de oxigênio.

O que sim deverá trazer é um saco de dormir. Certifique-se de que o mesmo é adequado para as temperaturas que encontrará durante a trilha. Se quiser, poderá alugar um saco de dormir conosco, por uma taxa adicional. Também uma lanterna ou headlamp, uma faca ou canivete multifunções e um cantil de média a grande capacidade. A agência lhe proverá de água fervida durante a trilha. Não se esqueça de trazer pilhas e baterias extras para seus equipamentos, pois durante a trilha não há lugares para recarregar, não há energia nos acampamentos. Considere a possibilidade de utilizar um bastão de caminhada. Está proibido o uso de bastões com ponta de metal. Se precisar, em várias lojas do centro de Cusco encontrará pontas de borracha intercambiáveis, para proteger as de metal de seu bastão.

Preciso treinar e aclimatar-me antes de fazer as trilhas no Peru?

Não necessariamente treinar, mas boas condições físicas são necessárias para percorrer as trilhas Inca e Salkantay. Se você pratica esportes regularmente já terá condições de percorrê-las. Estas trilhas não apresentam grandes riscos, o desafio é de resistência. Lembre-se que os trajetos estão localizados em altitudes bastante elevadas, com trechos acima dos 4.000 metros. Por isso é necessário chegar a Cusco com dois ou três dias de antecipação, antes do início da trilha. A cidade de Cusco está localizada na Cordilheira do Andes a 3.500 metros de altitude. 

Se você já esteve anteriormente em altitudes similares não há problema, mas se será sua primeira vez o melhor é descansar no primeiro dia, fazer refeições leves, não tomar bebidas alcóolicas, não fumar, tomar bastante água e o famoso chá de folhas de Coca. A Coca ajuda a regular a pressão arterial e o intestino. O chamado “soroche”, ou mal de altitude, se apresenta como falta de ar, dor de cabeça ou até mesmo náuseas. Muitas pessoas nem chegam a sentir nada. Se se sentir mal e os sintomas persistirem depois de dois dias procure por atendimento médico especializado.

Quais são as dicas para manter uma boa energia física durante as trilhas?

Sempre faça um bom alongamento antes de começar as caminhadas. Caminhe em seu próprio ritmo, sem forçar. Lembre-se de que a caminhada não é uma competição. Faça pequenas pausas curtas a cada certo tempo. Você gastará muitas calorias na trilha, então coma bem em todas as refeições e entre elas consuma alimentos práticos de alto valor calórico como amendoim, pistache, castanha, uva passas, chocolate e barra de cereais. Tome bastante líquido e mantenha-se hidratado. Tome também o chá de coca durante as refeições e considere a possibilidade de levar uma pequena quantidade de folhas de coca para ir mascando durante a trilha, pois isso poderá te ajudar com possíveis problemas gerados pela altitude. Em Cusco é muito fácil comprar folhas de coca em mercados, supermercados e lojas.

Confira nossos pacotes em promoção para Cusco em 2017.

 

Blog

  • Política de Privacidade - Site e Blog Viagens Machu Picchu
  • City Tour Arqueológico em Cusco, Passeios e tours
  • Novas regras 2017 para a visita de Machu Picchu | Ingresso Machu Picchu

FaceBook

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura